O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri (PSB), anunciou nesta quinta-feira (14), em coletiva de imprensa, o nome escolhido por ele para a sucessão no Poder Executivo nas eleições de 2024. Trata-se de Léo Abrantes (PSB), conhecido como "Léo Português", atual secretário municipal de Governo e homem de confiança de Petri, que entra oficialmente na disputa como pré-candidato.
Petri lembrou das dificuldades enfrentadas no início de sua gestão, quando o município tinha um déficit de caixa de cerca de R$ 100 milhões. No entanto, com uma gestão eficiente, conseguiu reverter a situação, tornando a pequena cidade litorânea uma referência para o Espírito Santo.
"Pegamos uma gestão onde não se pensava em fazer obras, pois era como vender o almoço para comprar a janta. A Samarco paralisou as atividades e o índice de desemprego chegou a 24%, acima da média nacional. Foi noticiado que a cidade parou. Não sabíamos como seria em 2020, pois iniciamos a gestão em 2017 para fazer cortes e não sabíamos como seria o futuro. Hoje, Anchieta é uma cidade empreendedora, com uma gestão feita por várias mãos. Fazemos parte de uma grande máquina que é a gestão pública e mudamos a realidade da cidade, virando a página negativa", destacou Petri.
O prefeito afirmou que desde o ano passado era cobrado para anunciar um nome para sua sucessão e explicou os motivos para a escolha de Léo Português. "Trouxemos a questão política para mais próxima do pleito para não prejudicar a gestão. Fomos cobrados no ano passado, mas sempre tivemos a preocupação de não deixar a parte política interferir na gestão de forma negativa. Agora, em 2024, as coisas estão melhores. Temos o melhor índice de emprego da região, muitas frentes de obras e outras que estão a caminho. A gestão está indo muito bem e bem avaliada. Léo fez e faz parte desse trabalho de transformação em Anchieta. Por isso, minha escolha de seu nome é com muita convicção. Léo é um bom administrador, empreendedor, família. Não podemos retroceder".
Léo, que é presidente do diretório municipal do PSB, inicia essa pré-campanha com o pé direito, pois além do apoio do prefeito Fabrício Petri, é amigo pessoal do governador Renato Casagrande (PSB), tem bom diálogo com o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), e boa relação com os demais deputados estaduais, federais e senadores. Além disso, ao menos nove siglas sinalizam apoio a ele nessas eleições: PSB, PSDB, PRD, MDB, Republicanos, PDT, PV, União Brasil e Cidadania.
Léo Abrantes é formado em administração, já foi vereador de Anchieta entre 2005 e 2008, e também atuou como secretário municipal de Infraestrutura, Turismo e na gerência municipal de Segurança Pública e Social.
"Comecei minha história com o saudoso prefeito Edival Petri no passado e fui secretário de Turismo de sua gestão. Fico feliz em contribuir para a mudança de Anchieta. Tiramos a cidade do buraco. Em 2016, havia mais de R$ 1 milhão em dívidas com a empresa de videomonitoramento, os repasses para o hospital estavam atrasados, viaturas sucateadas, sem combustível para andar e a corporação com uniformes precários. Estive ao lado de Fabrício para mudar essa realidade. Se o prefeito Fabrício confia no nosso trabalho, a população também pode confiar. Estou pronto para administrar essa cidade e conheço várias áreas, conheço cada morador e sei de suas necessidades. Estudei muito o orçamento e trabalho incansavelmente para melhorar a cada dia a nossa Anchieta. Quero dar continuidade a essa boa gestão do prefeito Fabrício, que é reconhecida nacionalmente, e junto ao governador Renato Casagrande continuarei trazendo os recursos necessários para as obras de infraestrutura", afirmou Léo Português.